Avaliação Zero Diagnosticar é o primeiro passo para melhorar

Compartilhe

Introdução

A Sinérgica trabalha com uma metodologia em três pilares:

Avaliação Zero

Consultoria Crítica

Integração de Soluções

Hoje vamos entender o conceito da Avaliação Zero. Use à vontade!

Energia Crítica

Existem diversas estratégias de engenharia elétrica para trabalhar com sistemas críticos. Escolher a certa não é uma tarefa tão trivial assim.

Não é esperado que os usuários entendam profundamente sobre o tema, pois eles devem ser especialistas no próprio segmento, e não nos equipamentos de infraestrutura.

Ao mesmo tempo, o segmento de energia crítica tem sofrido nos últimos anos com uma QUEDA GENERALIZADA NA QUALIDADE de equipamentos. Onde o mercado está cada vez mais saturado com soluções baratas que não funcionam adequadamente.

Assim essa combinação resulta em dois problemas claros: equipamentos insuficientes para aplicação ou pagar caro demais pelo que não precisa (tanto como CapEx como em OpEx!!).

Mas na prática, são recursos sendo muito mal investidos em equipamentos que não são nada baratos!

E não estamos nos limitando apenas aos EQUIPAMENTOS, mas também dos seus PROCEDIMENTOS, passando por Gestão de Ativos, por Manutenções e por Planos de Contingência.

Um diagnóstico completo da instalação (no seu estado atual) se faz então necessário, para realizar melhorias.

Esse diagnóstico deve ser feito in loco por um especialista, que com um olhar aguçado consegue identificar diversos tipos de problema. Os problemas mais comumente encontrados são:

– Documentação Incompleta/Desatualizada

– Erros de Projeto (principalmente ligados a redundância!)

– Erros de Montagem

– Manutenções Incompletas/Insuficientes

– Ausência de Planos de Contingência

Quando eu sei que preciso desse tipo de Diagnóstico?

Se você não tem clareza da sua instalação elétrica. Você precisa.

Não é razoável que um estabelecimento com cargas críticas fique funcionando por sorte, sem uma gestão técnica completa.

Isso não significa que sua instalação precisa de todos os equipamentos e procedimentos mais caros! Você precisa de soluções adequadas para seu caso.

Inclusive, se olharmos esse gráfico acima, os círculos 1 e 2 representam níveis onde a utilização dos recursos não são eficientes. Vale lembrar que manutenções corretivas são muito mais caras que manutenções preventivas. Assim, é possível que ao melhorar a sua instalação, a operação fique até mais barata!

E se eu ignorar isso?

Ao ignorar boas práticas de engenharia, significa que estamos trabalhando em um ambiente de riscos.

E não estamos falando apenas de riscos técnicos, como incêndios e quedas de energia. Os riscos transcendem a esfera técnica e atinge outras esferas também.

Normalmente, uma falha em um sistema crítico possui consequências catastróficas, vamos explorar algumas

Consequência para a Operação Corretiva

Corrigir um problema elétrico pode levar dias, semanas ou meses. Às vezes, peças são necessárias e muitas vezes são peças que não existem disponíveis a pronta entrega.

Consequência para as despesas Financeiras

Naturalmente, serão necessárias soluções paliativas e soluções de compra de produtos e serviços com urgência. Isso é extremamente caro. Dinheiro jogado fora.

Consequência para os riscos Jurídicos

A ausência de atribuição de responsabilidade técnica, faz com que a responsabilidade seja imputada aos Administradores responsáveis. E a depender do eventual sinistro, estamos falando de Código Trabalhista ou Código Penal.

Quanto custa?

Cada empresa que realiza esse tipo de serviço pode ter o seu custo diferente, normalmente vinculado ao número de horas técnicas investidas.

Mas a Sinérgica costuma fazer preços extremamente acessíveis ou a depender do caso, conseguimos fazer a Avaliação Zero sem custos! Conseguimos entregar um Relatório Zero com as principais ações que devem ser realizadas.

Qual a pegadinha? Não tem. O modelo da Sinérgica em 3 pilares permite que usemos esse primeiro pilar como um “investimento de marketing”, com o objetivo de conhecermos mais clientes e aumentarmos nosso alcance.

Picture of Victor Souza
Victor Souza

Especialista em Energia Crítica

Rolar para cima